Todos sabemos que as flores são importantes nos perfumes, mas muitas pessoas acham que elas são importantes apenas para o coração de uma fragrância.
Porém, as flores desempenham um papel muito mais importante.
Encontram-se flores na saída (é o caso das flores de leveza, que muitas vezes trocam os cítricos e os aromáticos), no corpo (as flores mais opulentas e desenvolvidas) e até nas notas de fundo também (como acontece com o rizoma da íris).
As flores mais conceituadas da perfumaria são, sem dúvida, o jasmim e a rosa, mas existem muitas outras flores interessantes sobre as quais iremos falar.
Aos poucos, muitos amantes de florais têm conhecido as suas participações nas criações de fragrâncias, percebendo o que esperar delas em termos de intensidade e desempenho.
Estas estão descritas a seguir:
1 – FLORES LEVES
São florais que têm uma qualidade alegre e arejada e, em geral, as flores que já se sentem de saída ou topo numa fragrância, como a rosada peônia, a ajasminada frésia, a frutal magnólia (com leve cheiro de fruta vermelha), o verde e aquoso muguet, ou lírio do vale.
São flores muito frágeis para serem destiladas e por isso são reconstituídas quimicamente em laboratório, para que tenhamos acesso a esses aromas magníficos.
O Néroli entra aqui como um óleo essencial destilado em água de flores de laranjeira, originando um perfume critico e fresco de grande força.
Peônia
Miss Dior Blooming Bouquet
Prada Candy Florale (2014)
Frésia
Dior Forever & Ever (2006)
2 – FLORES PESADAS OU OPULENTAS
As mais famosas da perfumaria clássica e têm sido usadas, algumas há centenas de anos.
O jasmim, a rosa, o ylang ylang, a tuberosa e a flor de laranjeira são consideradas flores narcóticas da perfumaria, porque são intensas, marcantes e com qualidade hipnótica ardente e calmante.
A flor de laranjeira difere do Néroli apenas na forma de extracção de seu óleo, feita por solvente, liberando o cheiro mais próximo possível da flor de laranja natural.
a) gerânio bourbon (Pelargonium Graveolens)
, assim chamado porque vem da Ilha Reunião (antiga ilha Bourbon), perto de Madagáscar.
Apresenta uma nota de saída forte rosada e verde, mentolada, um pouco a citronela, e depois um penetrante cheiro de rosa de longa duração.
Muito usado na perfumaria unisexo.
Chanel Allure pour Homme (1999)
b) VIOLETA (Viola Odorata) – esta não é a violeta conhecida no Brasil. É a Odorata, perfumada, da Europa.
Não é possível obter o óleo essencial directamente das flores, assim, utilizam-se as folhas e caules da violeta:
b1) FLOR DE VIOLETA – há a alternativa de reproduzir o perfume da flor em laboratório, a partir de outras matérias-primas, como as iononas.
O seu cheiro é floral, verde, doce, de talco.
Cartier Eau de Cartier (2001)
Insolence Guerlain (2006)
Carolina Herrera CH Men (2010)
b2) folhas de violeta – Já as folhas de violeta sim, podem ser obtidas por destilação das folhas e caules. As flores são vendidas para o mercado de flores ou de pasteleiros, para uso culinário na Europa.
O seu cheiro é semelhante ao da íris, verde, pastoso, floral. Um cheiro que promove bom humor e optimismo.
Christian Dior Farenheit (1988)
c) CRAVO (Dianthus Caryophyllus), a flor, não especiaria (que é o cravo da Índia) tem cheiro floral, especiado, rosado, de cravo da Índia.
A sua destilação produz pouco óleo e é muito intenso, por isso é usado com moderação em certos florais e notas orientais.
Em muitos perfumes, a sua nota é substituída por moléculas sintéticas, com a mesma qualidade especiada.
Nina Ricci L’Air du Temps (1948)
Aire de Loewe (1985)
d) ÍRIS (Iris Germanica, Íris Palida ou Iris Florentina), com cheiro talcado, verde-amadeirado, de violeta.
Muito elegante, engloba notas de violeta.
Não é possível extrair óleo das suas flores, assim os perfumistas recriam sinteticamente o cheiro de algumas variedades de flores.
d1) RIZOMA DE IRIS OU RAIZ DE ORRIS – esta é a parte utilizada pela perfumaria. O seu absoluto é um dos ingredientes mais caros da perfumaria, e só é usado na perfumaria de prestígio.
Em forma de pó, foram muito usados para perfumar talco ou pó para o rosto, daí a ligação com o cheiro de maquilhagem.
Christian Dior Homme (2005)
Prada Les Infusion d’Íris
Flor de Laranjeira (Citrus Aurantium)
A flor de laranjeira é um ingrediente caro da perfumaria.
Extraída da laranja amarga, as flores, quando destiladas, libertam neroli e, quando extraídas por solvente, o absoluto da flor de laranjeira.
Das folhas e galhos extrai-se o petigrain.
O cheiro da flor de laranjeira é intensamente floral, ajasminado (muitos confundem com jasmim) adocicado, penetrante e fresco.
Ele confere frescura às misturas florais, é óptimo quando usado em fragrâncias pesadas, orientais e fundamentais em colónias cítricas.
A sua força faz dele uma excelente nota de corpo em fragrâncias masculinas e compartilháveis.
Carolina Herrera 212 (1997)
Armani Code for Her (2006)
Rosa
A rosa é afrodisíaca, afasta a melancolia e alegra o coração.
O grupo de cheiros de rosa e rosados inclui não só os diversos tipos de rosas, mas também a peônia, o gerânio.
As rosas e as suas essências possuem uma variação infinita.
Se tiver acesso ao arbusto, já notou que as rosas cheiram de maneira diferente em diferentes momentos do dia e a intensidade do cheiro cresce antes dos temporais?
Além disso, a rosa, assim como o jasmim, mistura-se muito bem a qualquer outro óleo, realça o melhor das outras notas com o seu corpo intenso.
a) ROSA DAMASCENA OU DA BULGÁRIA – cheiro de rosa, floral, fresco, nuances de lichia, framboesa, lembra gerânio, delicado, luxuoso.
Chloé Edp (2008)
b) ROSA DE MAIO OU CENTIFÓLIA (rosa absoluta) – cheiro de rosa, floral, intenso, rosado, encorpado, aveludado, lembra mel, cosmético.
Chanel nº5 (1921)
Yves Saint Laurent Paris (1983)
Jasmim (Jasminum Grandiflorum)
O jasmim talvez seja a flor mais importante da perfumaria, pelo seu cheiro incomparável.
Há muitos ingredientes semelhantes, sintéticos, recriados em laboratório, mas nada se compara ao perfume natural do jasmim.
O seu cheiro é intenso, penetrante. É considerado narcótico por tomar conta dos sentidos e imaginação.
Em certos momentos do dia, como o entardecer, o jasmim chega a ser enjoativo, com o seu lado adocicado e profundo, quando se sobressaem as notas indólicas.
Assim como a Rosa, não há quase nenhum outro ingrediente com o qual o jasmim não se harmonize bem.
E, como reconhecido pela maioria dos perfumistas, não importa o quanto se desenvolvam ingredientes sintéticos para substituí-lo, o jasmim natural ainda é um dos principais elementos nos perfumes.
Uma outra variedade muito profunda e penetrante é o jasmim sambac.
O jasmim refresca mais do que deixa a fragrância obscura e possui propriedades antidepressivas e afrodisíacas.
Bvlgari Mon Jasmin Noir (2011)
Thierry Mugler Alien (2005)
Ylang Ylang
O Ylang (Cananga Odorata) é uma das flores mais marcantes e ancestrais usadas na composição dos perfumes. Tem cheiro floral, intenso (alguns acham-no suave) ajasminado, picante.
Quando usado com moderação, traduz efeitos muito interessantes nas notas florais ajasminadas.
Combina com jasmim, rosa, bergamota, baunilha. Traz elegância, volume e originalidade aos perfumes.
Dependendo da extracção, o ylang pode ser multifacetado, sendo um perfume em si mesmo.
O ylang reduz a dúvida e a ansiedade e ajuda a combater a melancolia.
Givenchy Amarige (1991)
Tuberosa
Muitas vezes conhecida por angelica principalmente no Brasil, não tem nada a ver com a angélica (Angelica Archangelica) usada em perfumes como Angelique Noir, de Guerlain.
A tuberosa usada actualmente em muitos perfumes ajasminados e florais brancos intensos, tem um floral acentuado de jasmim, um pouco frutado, como na flor de laranjeira, um tanto amargo, adocicado, quase nauseante.
A sua flor abre após o anoitecer, por isso alguns a conhecem por dama da noite.
Está entre os mais caros ingredientes da perfumaria.
Diz a literatura que ela fortalece a intuição e facilita na resolução de problemas.
- ver artigo “Algumas curiosidades sobre perfumes“
Ralph Lauren Woman (2017)
Boticario 214 Tuberosa Bouquet ( 2020)