Novidades

A Ciência por Trás dos Aromas e Cheiros

Não só os bónus, qualidade e diversidade da sua biblioteca de jogos, mas também o ambiente envolvente e até os cheiros acabam por ser determinantes para que os casinos consigam com que fique mais tempo nas suas salas. Assim, ará sentido compreender um pouco melhor todas essas estratégias e como estas são muito bem pensadas. Ora, apenas com total conhecimento é que também poderá tomar as melhores decisões possíveis ao optar por jogar os seus jogos favoritos.

Assim, compreenda que até os ar-condicionados, a sua posição e até a ausência de janelas são pensadas ao mínimo pormenor. Ainda que a realidade dos jogos de casino online seja um pouco diferente, também o surgimento de casinos ao vivo online já começa ao usarem-se os diferentes sentidos do jogador para o atrair e jogar mais jogos e durante um longo período de tempo.

Como os maiores Casinos usam os Cheiros a seu favor?

Se bem que existem alternativas online revisadas pelo Fraudes.com, que não apresentam estas estratégias, a verdade é que se deseja visitar um casino físico, irá ser presenteado com esta realidade. Assim, já se sabendo que não irá ter relógios ou janelas nos casinos, esta é uma forma dos jogadores perderem a noção do tempo e até do que poderiam estar a perder no exterior.

Admitindo que nas salas de casino existem muitos fatores que influenciam o design e o espaço do casino, ainda são principalmente os aromas empregados pelas marcas de aromas que desencadeiam o condicionamento emocional e a lealdade.

Para que se tenha uma ideia, quando as fragrâncias foram usadas pela primeira vez em casinos, há várias décadas, estes cheiros serviam principalmente para mascararem o odor desagradável do fumo. Contudo, a realidade mudou e os aromas desempenham um papel muito complexo e vital no aumento das receitas e das visitas aos casinos. Num inquérito recente, envolvendo quase 1.000 pessoas, 86% admitiram que uma fragrância poderia evocar uma memória vívida do passado.

O poder subtil dos perfumes e aromas

Está comprovado que o nosso terceiro sentido é extremamente poderoso, fazendo parte da formação da memória. De tal forma que o cheiro persistente de perfume no ar pode transportar mentalmente alguém para uma recordação positiva, por exemplo. Na verdade, um estudo geral de 2006 sobre aromas utilizados em casinos foi realizado através de duas áreas perfumadas e uma sem qualquer aroma. Ora, estes foram os resultados surpreendentes:

  • O primeiro perfume aumentou os retornos do casino em cerca de 45%
  • Enquanto a sala com a fragrância nº 2 não teve grande impacto
  • Já a sala sem qualquer perfume, não teve qualquer tipo de retorno positivo

Desde então, existe a teoria que o aroma nº1 atraía as pessoas para a zona, levando a que consigam relaxar e tornando-as mais suscetíveis ao jogo. Embora não se possa afirmar com certeza, parece provável que a sala com o primeiro aroma tenha ainda afetado os jogadores com o fenómeno conhecido como recordação evocada olfativa, no qual o aroma induz agradavelmente associações mentais que aumentavam a disposição para jogar.

Slots e os efeitos dos aromas ambientais

De acordo com o livro de Ha-ha Lung e Christopher Prowant, “Mental Dominance”, no casino Las Vegas Hilton os aromas florais influenciavam os hóspedes a passarem 50% mais tempo a jogarem. Estudos relevantes mais recentes também indicaram que os aromas ambientais têm um impacto poderoso no comportamento do jogador.

Além disso, o valor do aumento foi maior ao sábado, quando a concentração desse aroma seria maior. Portanto, é altamente provável que, estando na zona de slots, possa sentir rapidamente um aroma que, comprovadamente, faz com que possa estar mais confortável, podendo até com que “recue” para memórias antiga.

A ciência de cheirar ambientes de casino e jogos de azar

De acordo com especialistas em aromas, é inteligente enfatizar a limpeza no desenvolvimento de aromas de casino porque tem um efeito na percepção. Isto especialmente em casinos onde os clientes passam horas nesse ambiente. Estima-se que os aromas exclusivos dos casinos sejam todos diferentes. Até porque, no caso de Las Vegas, muitas vezes cada hotel tenta invocar uma região diferente do mundo, sempre com os seus cheiros característicos.

Portanto, o sucesso na definição desses aromas começa com a compreensão de que o terceiro sentido é bastante imprevisível. A diferença de reação está nas memórias associadas a esse aroma, que são diferentes para cada pessoa.

Dito isto, existem certos guias com os quais os estrategistas do terceiro sentido trabalham. Eis um exemplo das suas conclusões:

  1. os aromas cítricos são refrescantes;
  2. os aromas florais, de cedro e outros amadeirados são calmantes e relaxantes
  3.  os aromas herbáceos podem ser revigorantes, como a hortelã-pimenta.

próprio jornal Público.pt concluiu que os aromas são decisivos para o próprio bem-estar da pessoa. Contudo, é importante notar que os casinos têm segundas intenções ao escolherem “a dedo” os locais e os aromas aplicados.

Qual conclusão tirar sobre os Aromas?

Em suma, percebe-se que o equilíbrio entre a satisfação, a lealdade e o ambiente dos jogadores de casino deverá ser respeitado e mantido com delicadeza. Isto significa que além do atendimento ao cliente e outras variáveis, o cheiro adequado deve flutuar, encorajando o jogador a continuarem mesmo quando estão mais cansados ou fartos dos seus resultados. De notar que essa escolha de aromas não é inocente, tendo os seus resultados e influência avaliados e comparados ao longo dos anos.

Dessa forma, embora a atração pelos casinos esteja na atração óbvia do ganho rápido e da qualidade e diversão dos jogos, a questão do cheiro é um fator muito importante. Embora às vezes esquecido, este pode determinar se um jogador retornará ou não a um determinado casino ou até mesmo se fica um pouco mais tempo, por estar “hipnotizado” por esse mesmo aroma.

3.4 / 5. Votos: 14