CuriosidadesPerfumes

Fragrâncias: 7 fragrâncias cientificamente concebidas para aumentar a auto-confiança

O sentido do olfato está intimamente ligado à memória e às emoções, e certos cheiros podem evocar sentimentos de conforto, felicidade ou até mesmo confiança. Quando alguém usa uma fragrância que associa a boas lembranças ou que a faz sentir-se bem consigo mesma, isso pode ter um efeito positivo na auto-confiança.

Além disso, muitas pessoas usam perfumes ou colónias como parte da sua rotina de cuidados pessoais, o que pode contribuir para uma sensação de preparação e confiança para enfrentar o dia. Sentir-se cheiroso e bem-cuidado pode aumentar a auto-estima e a confiança de alguém na sua aparência e presença geral.

No entanto, é importante notar que o efeito das fragrâncias na auto-confiança pode variar de pessoa para pessoa, e nem todas as fragrâncias terão o mesmo efeito em todos. O mais importante é escolher uma fragrância que faça sentir-se bem e confiante, independentemente das opiniões externas.

Houve a “Rive Gauche” de Yves Saint Laurent, cuja reivindicação anunciava que “esta não é uma fragrância para mulheres modestas”, a “Femme” da Rochas, que tem vindo a celebrar a independência desde os anos 50, e mais recentemente a famosa “Girls can do anything” de Zadig & Voltaire.

E se a fragrância se tornasse novamente o padrão de feminilidade poderosa e inequívoca? Depois de uma antologia de criações sem género, novos aromas encarnam uma expressão de feminilidade assertiva em sintonia com a evolução da sociedade.

O perfume actua como uma saída libertadora, permitindo-nos ousar, definirmo-nos, fazer uma declaração forte sobre a nossa própria identidade. Estudos científicos demonstraram que 75% das emoções são despoletadas pelo olfato.

Por isso, sim, uma fragrância pode fazer-nos sentir mais fortes, mais confiantes.

De acordo com o catálogo de materiais aromáticos para fragrâncias e aromas, o cedro, o jasmim e o neroli são considerados como sendo capazes de trazer confiança e coragem, enquanto o gengibre, a mirra e o ylang ylang são considerados como sendo capazes de encorajar o desprendimento.

Mas as coisas são de facto mais complexas do que isso. Se quisermos ter a certeza de que uma fragrância tem um poder emocional comprovado, temos de utilizar ferramentas neurocientíficas para nos ajudar a criá-la.

É difícil associar matérias-primas a um estado de espírito específico. É a interação entre os ingredientes, a composição como um todo, que irá desempenhar um papel na provocação de emoções.

Sabemos, por exemplo, que os citrinos, com as suas propriedades energizantes, dão um impulso de elevação. As madeiras proporcionam uma sensação de firmeza e a energia libertada pelas especiarias permite-nos avançar.

7 Fragrâncias que aumentam a auto-confiança

1 – Prada Paradoxe Intense

Esta fragrância contrastante celebra as facetas da feminilidade na sua forma mais forte e delicada. Como se fosse levada à ebulição, a doçura do neroli irradia, uma super infusão de jasmim agarra os sentidos e a baunilha completa as coisas.

Fragrâncias: 7 fragrâncias cientificamente concebidas para aumentar a auto-confiança

2 – Divine, Jean Paul Gaultier

Jean Paul Gaultier não esperou até 2023 para celebrar tudo o que é feminino. 30 anos após o lançamento de Classique, a casa criou o primeiro gourmand marinho. Uma braçada de flores brancas com uma brisa salgada está aninhada no frasco de silhueta de culto, que está mais moldado do que nunca.

Fragrâncias: 7 fragrâncias cientificamente concebidas para aumentar a auto-confiança

3 – Libre Platine, Yves Saint Laurent

Foram necessários 7 anos para criar Libre, uma das fragrâncias mais estimulantes da atualidade. O calor envolvente da flor de laranjeira é perfurado por aldeídos de efeito gelado e um acorde vivo de lavanda branca, que parece espalhar-se pelo frasco até à Cassandra.

Fragrâncias: 7 fragrâncias cientificamente concebidas para aumentar a auto-confiança

4 – Fame Parfum, Rabanne

O trio de perfumistas ao leme de Fame multiplicou por dez a sua força de ataque. O resultado é uma nova fragrância inspirada na parisiense independente e de espírito livre, na qual cada ingrediente (incenso + jasmim + almíscar) é exaltado.

5 – Sì Eau de Parfum Intense, Giorgio Armani

Cate Blanchett, Sadie Sink, Matilde Gioli, Eugenia Silva… Esta procissão de mulheres poderosas avança em uníssono na nova campanha Sì, uma mistura densa de néctar de groselha preta e baunilha cremosa. “ é a escolha de dizer sim às infinitas possibilidades da vida e de aceitar cada faceta de si próprio”, diz Giorgio Armani.

Fragrâncias: 7 fragrâncias cientificamente concebidas para aumentar a auto-confiança

6 – Téméraire, La Collection Particulière, Givenchy

A tuberosa, a íris e o jasmim formam o trio de estrelas desta fragrância imponente, com o seu misterioso acorde de tinta e tons de especiarias. Um sopro de poder na pele, sensual e intrépido. Em suma, muito Givenchy.

auto-confiança
Fragrâncias: 7 fragrâncias cientificamente concebidas para aumentar a auto-confiança 2

7 – Portrait of a Lady, Editions de Parfums Frédéric Malle

É indiscutivelmente a flor mais feminina que existe, e um único frasco desta fragrância contém 400 delas. A rosa turca eleva-se em majestade em Portrait of a Lady, juntamente com framboesa cintilante e notas amadeiradas chiques.

Um perfume que encontrará uma vez e nunca mais esquecerá.

Fragrâncias: 7 fragrâncias cientificamente concebidas para aumentar a auto-confiança

Em suma, as fragrâncias têm o poder de influenciar não apenas o nosso sentido do olfato, mas também as nossas emoções e, consequentemente, a nossa auto-confiança.

Ao escolher uma fragrância que nos faça sentir bem e confiantes, podemos aproveitar os benefícios adicionais que ela pode trazer para a nossa vida diária. No entanto, é importante lembrar que a verdadeira auto-confiança vem de dentro, e uma fragrância pode ser apenas um complemento para realçar essa confiança pessoal.

4.5 / 5. Votos: 14

Comentar