Curiosidades

Como saber se um perfume é falsificado

Os perfumes, são alvo preferido de falsificações.

Atualmente e infelizmente, o mercado paralelo de produtos, como os de perfumaria, tem trazido desconforto, desconfiança e deceção aos consumidores, que se questionam sobre a originalidade dos perfumes.

Dicas para detetar se um perfume é falsificado:

PLÁSTICO ESTICADO

perfume falsificado foto

A caixa do perfume original está sempre coberta com um plástico perfeitamente esticado, sem dobras. A imitação pode ser identificada na má qualidade da embalagem.


A QUALIDADE DA “COSTURA”

A QUALIDADE DA "COSTURA"

A ’costura’ da embalagem de plástico não deve ser maior do que 5 mm de largura, nem ter irregularidades ou marcas. Nas embalagens originais, ela é sempre  muito fina e muito marcada.


PAPELÃO

PAPELÃO

Os fabricantes originais não economizam no papelão, colocam um suporte dentro da caixa para que o frasco não se mova.

A estrutura costuma ser feita de um papelão/cartolina de qualidade, que deixe o frasco bem seguro.

Além disso, este material interno deve ser branco.


INFORMAÇÕES NA CAIXA

INFORMAÇÕES NA CAIXA

No sinal de embalagem ecológica (duas setas que formam um círculo), a seta preta deve estar em cima da seta dourada.


DESIGN

DESIGN

Muitas vezes, encontramos perfumes com nome e design parecidos aos originais, mas não iguais. Isso ajuda as empresas falsificadoras a protegerem-se no caso de um processo.


COR DO PERFUME

COR DO PERFUME

As marcas famosas costumam lançar perfumes com cores claras, sem muitos corantes. Um tom muito forte indica que, provavelmente, se trata de uma imitação.


TAMPA DO FRASCO

TAMPA DO FRASCO

O perfume original tem uma tampa completamente simétrica. Isso quando o formato não é propositadamente assimétrico.


CÓDIGO DE BARRAS

CÓDIGO DE BARRAS

Deve estar na parte inferior do frasco, e nunca colado.

No perfume original, o número coincide com aquele que aparece no fundo da caixa. Este número costuma estar impresso.


FRASCO

FRASCO

Como Saber se o Perfume é Original

O que define um perfume original

Um perfume original é definido pela sua autenticidade, garantida pelo fabricante. Ele possui características específicas, como embalagem, fragrância e textura, que o diferenciam de uma réplica. A principal diferença entre um original e uma réplica está na qualidade e na fidelidade ao aroma proposto pela marca.

Aspectos Visuais da Embalagem

A embalagem de um perfume original é um indicativo claro de sua autenticidade. Verifique a qualidade do material, a precisão das impressões e a presença de erros ortográficos. O frasco também deve ser analisado: observe a simetria, a qualidade do vidro e a precisão do pulverizador.

Identificando pelo Código de Barras e Número de Série

Cada perfume original possui um código de barras e um número de série únicos. Localize-os na embalagem e verifique se correspondem aos dados fornecidos pelo fabricante. Essa é uma forma eficaz de confirmar a autenticidade.

A Fragrância

A consistência do aroma é um forte indicador de um perfume original. Perfumes autênticos têm um aroma que se desenvolve ao longo do tempo e permanece na pele por horas. Réplicas tendem a ter um cheiro mais fraco e não duram tanto.

Textura e Cor do Perfume

A textura e a cor do perfume podem revelar sua autenticidade. Perfumes originais geralmente têm uma textura suave e uma cor consistente. Desconfie de produtos que apresentem separação de cores ou textura oleosa.

Preço e Ponto de Venda

O preço é um indicativo importante. Originais raramente são vendidos por um preço muito abaixo do mercado. Além disso, prefira comprar em lojas reconhecidas e revendedores autorizados.

Avaliações e Comentários Online

Leia avaliações e comentários em sites confiáveis. A experiência de outros compradores pode fornecer insights valiosos sobre a autenticidade do produto.

Selos de Autenticidade e Certificados

Muitos perfumes originais vêm com selos de autenticidade e certificados. Familiarize-se com esses elementos e verifique sua presença no produto.

Consultando Especialistas

Em caso de dúvida, consulte um especialista. Lojas de perfumes conceituadas e profissionais do ramo podem oferecer orientações valiosas.

Cuidados ao Comprar Online

Ao comprar online, verifique a reputação do vendedor e procure sinais de alerta, como preços muito baixos e falta de informações sobre o produto.

Importância de Conhecer o Fabricante

Conhecer o fabricante e sua reputação pode ajudar na identificação de um perfume original. Marcas conceituadas mantêm um padrão de qualidade consistente.

Diferenças Culturais e Regionais

Esteja ciente de que perfumes podem variar conforme o país de origem. Essas variações, no entanto, não afetam a autenticidade do produto.

Consequências do Uso de Perfumes Falsificados

O uso de perfumes falsificados pode trazer riscos à saúde, além de questões legais e morais. É importante estar ciente desses riscos ao fazer sua escolha.

Identificar um perfume original requer atenção a detalhes específicos. Ao seguir estas dicas, você pode garantir a autenticidade do seu perfume e desfrutar de uma experiência olfativa segura e agradável.

Sobre os perfumes falsificados

Os frascos originais são muito mais finos e bem feitos, não tem irregularidades ou partes de diferentes espessuras.

Resumindo, um perfume original tem qualidade em todos os detalhes, começando com a embalagem e passando pela própria cor.

Basta estudar com calma para identificar se se trata de um perfume original ou de uma imitação.

4.7 / 5. Votos: 156

Ler todos Comentários